Setembro Amarelo: pedágio educativo conscientiza população

Publicado 13/09/2017 09:49
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol está realizando diversas atividades para alertar a comunidade sobre a prevenção do suicídio. Na tarde de terça-feira, dia 12, a equipe promoveu um pedágio educativo em dois pontos do município: um na rótula da praça municipal no Centro e outro no trevo de acesso a cidade em Faxinal de Dentro.

A secretária Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, Beatriz Krainovic, explica que a atividade teve o intuito de abordar motoristas e pedestres para explicar sobre a importância da prevenção ao suicídio, ocasião em que a equipe do NASF também distribuiu panfletos explicativos.  Para encerrar as atividades, no dia 21, a partir das 13h30, ocorre a capacitação dos Agentes de Saúde sobre o suicídio.

Campanha - O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio em Vale do Sol, no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. A equipe do NASF informa que existe o Centro de Valorização da Vida (CVV). A população pode ligar gratuitamente para o número 188, no qual atendem para conversa diariamente/24h.