Hora Cívica marca Semana da Pátria

Publicado 08/09/2017 08:43
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

A pátria não pertence às forças armadas, nem aos soldados, nem a um partido político, nem tão pouco ao Poder Público. A Pátria é de todos os cidadãos. Com esse pensamento e com o objetivo de fazer uma reflexão sobre o Dia da Pátria, comemorado em 7 de setembro, em Vale do Sol foi realizada a Hora Cívica com a participação de escolas municipais e estaduais. Durante a semana, na primeira hora da manhã, foram entoados os Hinos Nacional Brasileiro e da Independência do Brasil. Além disso, a cada dia uma escola realizava uma apresentação sobre a Pátria. Os alunos também aproveitaram para visitar os setores da Prefeitura Municipal, bem como, o gabinete do Prefeito.

O chefe do Executivo, Maiquel Silva, relatou que a data deve valer sobretudo para refletir sobre o significado e a importância de uma nação. “Nós, como governantes, temos a função e a oportunidade de proporcionar aos alunos este sentimento, explicar sobre o conceito de Pátria, e refletir sobre nossos atos no dia a dia, da importância de uma pátria independente e de uma nação que almeja este futuro promissor de dias melhores”, destacou o prefeito. Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Beloni Maria Gabe, na Semana da Pátria o momento cívico ganha ainda mais importância para firmar a cidadania e refletir sobre o país. “Os que verdadeiramente fazem à pátria são aqueles que participam, que servem a comunidade com entusiasmo, que não conspiram contra as instituições, que não exploram o próximo, que não se acovardam, mas praticam o direito de ir e vir promovendo o diálogo entre os indiferentes”, frisou.

Semana Farroupilha - Já no dia 20 de setembro celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul. Para comemorar esta data também será realizada a Hora Cívica e apresentações das escolas em frente à Prefeitura de Vale do Sol. A atividade acontece pela manhã do dia 13 a 19 de setembro, conforme cronograma abaixo.

Semana Farroupilha

13/09 – EEEF Afonso Martin Rohlfes