Vale do Sol conta com três farmácias conveniadas ao Programa Farmácia Popular

Publicado 06/09/2017 15:05

População pode retirar os medicamentos que fazem parte do programa nas farmácias Bem Estar (Av. Arno Ullmann), Agafarma (Rua Lindolfo Machado) e Drogaria Nova (Rua Augusto Emmel).

O Governo Federal criou o Programa Farmácia Popular do Brasil com a finalidade de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre a população. Vale do Sol possui três farmácias conveniadas ao programa: Bem Estar (Av. Arno Ullmann), Agafarma (Rua Lindolfo Machado) e Drogaria Nova (Rua Augusto Emmel), nas quais podem ser retirados os medicamentos que fazem parte do programa. Para obter os remédios é necessário que o próprio paciente vá até uma farmácia conveniada, com a receita, que possui validade de 180 dias para medicamentos e fraldas e, um ano para anticoncepcionais, documento de identidade com foto e CPF. No caso do próprio paciente não ter condições físicas e/ou mentais de ir até a farmácia pegar suas medicações, deverá fazer uma procuração com autenticação em cartório para um responsável poder representá-lo na obtenção dos medicamentos. Este responsável deverá levar a receita válida, a procuração, os documentos do paciente e os seus próprios documentos.

A farmacêutica do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), Francine Bizzi Schlemmer, explica que somente o ESF Anita Garibaldi, de Alto Trombudo, continuará fornecendo os medicamentos nos grupos de hipertensos e diabéticos, em virtude da maioria da população pertencente ao ESF ter difícil acesso às farmácias participantes do centro. “Vale lembrar que a Farmácia Municipal não pertence ao programa Farmácia Popular, portanto não fornecerá este tipo de medicamento. Somente fornecerá os medicamentos considerados básicos, mediante receita médica válida e cartão SUS do paciente”, ressalta. Mais informações podem ser adquiridas na Farmácia Municipal ou na Secretaria de Saúde com a farmacêutica do NASF.