51.3750.1122

NASF realiza semana dedicada ao Setembro Amarelo


Publicado 06/09/2017 14:45
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol programou diversas atividades para alertar a comunidade sobre a importância de debater o assunto.


O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol programou diversas atividades para alertar a comunidade sobre a importância de debater o assunto (confira no quadro as ações que serão realizadas). Durante esta semana a equipe distribuiu laços amarelos aos servidores da Prefeitura Municipal, que simbolizam a prevenção ao suicídio.

Pelos números oficiais, são 32 brasileiros mortos por dia, taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Tem sido um mal silencioso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa próxima está com ideias suicidas. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. A Secretaria de Saúde informa que existe o Centro de Valorização da Vida (CVV). A população pode ligar gratuitamente para o número 188, onde atendem para conversa diariamente/24h.  

Programação Semana Setembro Amarelo

08/09 - A partir das 12h30, será realizado o dia simbólico com a participação de Agentes de Saúde e funcionários da Secretaria de Saúde, com a largada de balões e sementes junto a Secretaria de Saúde;

12/09 - A partir das 12h30 acontece o pedágio para entrega de materiais e colocação de faixas sobre a prevenção do risco do suicídio;

21/09 – A partir das 13h30 ocorre a capacitação dos Agentes de Saúde sobre suicídio.