Vale do Sol participa da inauguração do Condomínio Leiteiro robotizado

Publicado 28/07/2017 17:04
Atualizado 29/07/2017 09:48
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Prefeito e Vice prestigiaram os dois produtores de Vale do Sol, Janio Finkler e Eusébio Morsch, que integram o quadro de produtores de leite do Condomínio Leiteiro.

Na última quinta-feira, dia 27, o prefeito Maiquel Silva e vice-prefeito, Normélio Reckers, acompanhados pelos vereadores Leonir Scherer e Alexandre da Mota, participaram da inauguração do Condomínio Leiteiro Botucaraí em Candelária, que foi construído pela Dália Alimentos. O empreendimento reúne pequenos produtores de leite em associação com ordenha robotizada. Com investimento de R$ 5,5 milhões, a estrutura tem capacidade para alojar 262 vacas e produzir 6,3 mil litros/dia de leite.

Dois produtores de Vale do Sol, Janio Finkler e Eusébio Morsch, integram o quadro de produtores de leite do Condomínio Leiteiro. Finkler, que é o presidente da associação, durante a cerimônia de abertura enfatizou da felicidade dos produtores com a conclusão da obra.

A estrutura está instalada em uma área de 10 hectares em Linha Boa Vista. O sistema beneficia os associados que dispõem de escassa mão de obra, propriedades pequenas, baixa escala de produção e pouca expectativa de crescimento. A associação em torno do condomínio dilui custos de produção, aumentando produtividade e renda. Antes de abrir o condomínio Botucaraí, a Dália havia inaugurado empreendimentos semelhantes em Nova Bréscia, Roca Sales e Arroio do Meio, todos com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Cada agricultor associado é responsável pela alimentação e aquisição das vacas, ordenhadas por três robôs importados da Suécia.

Tecnologia de ponta - Segundo o presidente executivo da Dália, Carlos Alberto Freitas, a unidade é uma grande ideia de como organizar o sistema produtivo nas pequenas propriedades, melhorando a renda e a qualidade de vida dos produtores. As vacas ficam 24 horas por dia no pavilhão principal, em sistema de confinamento. A ordenha robotizada está instalada no centro do pavilhão. Ao saírem do espaço de alimentação e água, elas têm um único caminho a seguir, passando por um portão de seleção automática.

Nesse ponto, o chip de identificação que o animal tem num colar informa se está na hora de ser ordenhado. Se estiver, a vaca é direcionada à ordenha. Do contrário, retorna à área de camas. Esse sistema funciona 24 horas por dia. A média no condomínio é de 2,7 ordenhas diárias. Nas estações, os equipamentos são colocados nas vacas de forma automática.