Vale do Sol mobiliza eleitores para votar por recursos da Consulta Popular

Publicado 28/07/2017 16:11
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde

Na próxima semana o título de eleitor será indispensável para ajudar a eleger os projetos da Consulta Popular que vão trazer recursos para o Vale do Rio Pardo. A votação das demandas ocorre de terça a quinta-feira, entre os dias 1º e 3 de agosto, e é necessário que o maior número de eleitores de Vale do Sol participem da votação para que o município seja beneficiado com as verbas estaduais.

A cédula de votação conta com dez projetos, mas cada eleitor poderá votar em apenas um. De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Lenio Trevisan, o objetivo é canalizar os votos para três projetos principais: leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para hospitais da região (1), desenvolvimento rural (3) e segurança pública (5), com aquisição de viaturas, equipamentos e armamentos. "Essas são as três opções que Vale do Sol pode ser beneficiado, por isso o enfoque é maior", explica.

A votação estará disponível pelo site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br), nos três dias, ou por mensagem de texto de celular (SMS) na terça e na quarta-feira. Para votar na modalidade SMS o eleitor deve enviar uma mensagem de texto para o número 29000 com os seguintes dados: rsvoto #número do título de eleitor #opção de voto (tudo sem espaço). O envio do SMS não tem custo.

De acordo com Trevisan, estão sendo articuladas parcerias com a Brigada Militar, escolas, servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores, para captar os votos. "Teremos pontos de votação na Prefeitura e na Câmara então, é importante que as pessoas levem o título de eleitor para que possam votar", salienta o presidente do Comude. Os Agentes de Saúde também estarão engajados na captação de votos durante os dias 1º e 2.

Corede – Na última quarta-feira, dia 26, a secretária operacional do Corede/VRP, Diana Anton, realizou o treinamento preparatório para a Consulta Popular com a equipe que vai auxiliar na captação de votos para Vale do Sol. Na oportunidade, Diana também entregou o material de divulgação ao presidente do Comude.

Divisão das verbas - Ao todo, a Consulta Popular vai destinar R$ 2.028.571,43 ao Vale do Rio Pardo. O valor será dividido entre os quatro projetos mais votados. Cada um deles, poderá obter R$ 507.142,85. A divisão por município, no entanto, será definida após a votação, de acordo com o número de eleitores que participar do processo.

Cédula de votação

1. Saúde: criação e ampliação de novos leitos de UTI nos hospitais da região*

2. Agricultura: programa gestão sustentável no solo

3. Desenvolvimento rural: prevenção ao êxodo rural na agricultura familiar*

4. Desenvolvimento rural: bovinocultura do leite - apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar

5. Segurança pública: Investimento em tecnologia de segurança pública*

6. Desenvolvimento rural: agroindústria familiar Sabor Gaúcho

7. Minas e energia: qualificar a rede de distribuição elétrica trifásica no meio rural

8. Desenvolvimento social: implantação de usina regional de reciclagem de resíduos sólidos

9. Cultura, turismo e esportes: qualificação e desenvolvimento do turismo no Vale do Rio Pardo

10. Desenvolvimento econômico: desenvolver a cultura de cooperação e empreendedorismo

* Prioridades defendidas pelo Município e região.