Encontro Regional em Vale do Sol aborda sobre sementes crioulas e divulga agroindústrias familiares

Publicado 12/07/2017 16:51
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

O 2º Encontro Regional de Trocas de Sementes Crioulas e de Mudas e a 2ª Mostra de Agroindústrias Familiares foi um momento de interação entre produtores de toda região.

A Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura de Vale do Sol e parceiros, promoveu o 2º Encontro Regional de Trocas de Sementes Crioulas e de Mudas e a 2ª Mostra de Agroindústrias Familiares. O encontro foi um momento de interação e troca de sementes entre produtores de toda região.

“Põe a semente na terra, não será em vão. Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão.” Com essa frase que o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, finalizou o seu pronunciamento, onde parabenizou pela organização do evento e pela participação dos alunos e comunidade vale-solense e da região.

Durante o encontro teve mística apresentada pelos alunos da Escola Família Agrícola de Vale do Sol (Efasol), explanações dos alunos, palestra, exposição de produtos das agroindústrias familiares e de artesanatos. Além disso, a tarde o coral municipal Infanto-Juvenil abrilhantou o evento com a apresentação de cinco músicas. Para finalizar, foi realizado o momento de troca de sementes.

O casal de agricultores, Cleusa e Alan Voese, vieram da Linha Plums para participar do evento expondo artesanatos rurais. Diversos enfeites, como arranjo de mesa e flores, estavam expostos para os visitantes. “Os itens decorativos são feitos basicamente de porongo e palha de milho”, destacou Alan. Eles comercializam as peças, que são todas exclusivas, no município e região. “Aproveitamos as feiras e eventos para divulgar o nosso trabalho, que é uma alternativa de renda”, salientou Cleusa.

O evento é de caráter regional e ocorre anualmente de forma rotativa entre os municípios participantes, com o intuito de promover o desenvolvimento e a troca de experiências sobre a temática.