Produtor de leite motiva público no 1º Seminário de Bovinocultura de Leite

Publicado 06/07/2017 14:56
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Para motivar os produtores de leite e fomentar a atividade Nivaldo Michetti contou sua história e como a produção de leite mudou sua vida.

O cenário atual e as perspectivas para o futuro da atividade leiteira fizeram parte do 1º Seminário de Bovinocultura de Leite realizado na última quarta-feira, dia 5. Vale do Sol sediou o evento, que ocorreu nas dependências da Comunidade Católica São José. Mais de 300 produtores, lideranças e entidades envolvidas no setor participaram do evento, promovido pela Emater/RS-Ascar, Prefeitura de Vale do Sol e APL de Agroindústrias e Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo.

O ponto alto do Seminário foi o relato dinâmico do produtor de leite, Nivaldo Michetti. Para motivar os produtores de leite e fomentar a atividade Michetti, que começou do zero em Mato Grosso e trabalha há mais de 20 anos na atividade, contou sua história e como a produção de leite mudou sua vida. “A atividade leiteira é a melhor atividade para os produtores do campo, para geração de renda. Eu melhorei de vida com ela”, enfatizou.

Foi quando se rendeu à orientação técnica que Nivaldo passou a crescer. Corrigiu o solo, passou a produzir bons pastos, adotou piquetes para rotacionar as pastagens e investiu em genética. “Não precisei de grandes aquisições para a propriedade. Para ser um produtor de sucesso só precisa da infraestrutura básica, mínima”, destacou. O produtor ressaltou ainda, que é preciso gostar e investir na profissionalização. “O quanto eu produzo em litros de leite não é tão importante quanto o custo que eu tenho sobre cada litro produzido. Aí está o segredo do sucesso da atividade”. O produtor além de trazer inspiração, cativou com sua oratória e arrancou gargalhadas do público presente.

Além da conversa motivacional, o evento contou com palestras técnicas sobre sistema silvipastoril, genética e produção sustentável. O gestor do APL VRP, Jesus Edemir Rodrigues também fez a divulgação da Plataforma de Comercialização do APL – Agroindústria e Produção de Alimentos do VRP. A plataforma será uma ferramenta de comercialização e gerenciamento da sua propriedade, podendo fazer a venda de produtos, aquisição de insumos e apresentar a sua propriedade ao mercado.

O gerente regional adjunto da Emater-RS/Ascar, Carlos Corrêa da Rosa, comentou que um dos objetivos do Seminário foi apresentar aos agricultores a cadeia da bovinocultura leiteira como uma alternativa. “Conseguimos reunir um grande público regional e conseguimos atingir os objetivos, pois os painéis retrataram diferentes assuntos e realidades”, observou. O vice-prefeito e secretário de Agricultura, Normélio Reckers salientou que a Prefeitura apoia e incentiva eventos como este que visam qualificar os produtores do Município e região.

Para o produtor de leite vale-solense, José Claudino Immig, o evento foi um sucesso. “Foi educativo e inspirador. Valeu muito a pena sair da rotina da propriedade e vir agregar conhecimento com pessoas capacitadas”, relatou. Ele salientou que a história de vida contada por Nivaldo é uma forma de motivação. “Ainda mais para nós que também começamos com pouco e às vezes pensamos em desistir. Temos que diminuir custos e buscar o aprimoramento sempre”, destacou.

A proposta do Seminário faz parte de uma série de ações que a Emater vem desenvolvendo para fomentar a atividade leiteira. O evento teve como intuito a troca de experiências entre produtores de leite da região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, bem como, oportunizar o acesso à informações técnicas eficientes e atualizadas.