Jovens aprendizes dialogam sobre política com secretários e prefeito

Publicado 23/06/2017 13:36
Atualizado 23/06/2017 15:22
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Finanças

A turma de jovens aprendizes de Vale do Sol do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal está trabalhando no Eixo III do Curso de Empreendedorismo e Agricultura Polivalente a gestão rural, que aborda o Mapeamento de Parcerias e Alianças Estratégicas. No desenvolvimento das atividades a turma está conhecendo e recebendo diferentes parcerias.

Atualmente está sendo realizado o reconhecimento do Poder Executivo Municipal. Durante essa semana e na próxima ocorre o diálogo com técnicos, secretários dos diferentes órgãos administrativos, também com o prefeito e vice-prefeito do Município.

Dois encontros já foram realizados: no dia 20, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, Normélio Reckers e equipe estiveram conversando com os jovens sobre os trabalhos realizados na secretaria. Alguns dos questionamentos dos alunos foram em relação ao Bloco do Produtor Rural e cadastramento do Incra. Já na tarde do dia 22, o prefeito e secretário de Administração Maiquel Silva e secretário de Finanças, Claudeomir Karnopp explanaram sobre as duas secretarias e ressaltaram sobre a importância da participação da comunidade nas Audiências Públicas realizadas pela Prefeitura.

Segundo o educador social, Adriano Emmel, a proposta é que este reconhecimento com o Executivo possibilite uma aproximação e participação dos jovens aprendizes com a política, auxiliando na busca e garantia dos seus direitos, enquanto jovens rurais e futuros gestores e empreendedores. Nos próximos dias, os jovens aprendizes vão visitar a Prefeitura Municipal para conhecerem os setores e visualizarem na prática o que foi conversado nos encontros.

SAIBA MAIS – Em 2016, foi implementado o Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com turmas em Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul. O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos. Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo.

O curso tem duração média de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção. O público-alvo para o projeto-piloto é de adolescentes, cursando o Ensino Regular e oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco. Em Vale do Sol, são 19 aprendizes, de 15 a 18 anos, vindos de 11 localidades do Município.