Atividades de conscientização marcam campanha sobre o combate ao abuso sexual à crianças e adolescentes

Publicado 22/05/2017 16:53
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto,Secretaria Municipal de Saúde

Com o intuito de conscientizar a população da importância de sempre denunciar em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual à crianças e adolescentes, Vale do Sol realizou, de 15 a 19 de maio, a Campanha “Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes”, em alusão ao dia 18 de maio que foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha teve como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. A iniciativa é uma realização do Conselho Tutelar em parceria com a Prefeitura Municipal e Comdica.

Durante a semana foram realizadas visitas a todas as escolas do Município para um bate papo com os alunos sobre a campanha. Já nos dias 18 e 19 de maio a equipe do Conselho Tutelar realizou um pedágio de conscientização na rótula da Praça Municipal. No decorrer das atividades foram distribuídos cerca de 3 mil folders da campanha, entre escolas, agentes comunitários e comunidade em geral. “Todos precisam estar cientes da importância de caminharmos juntos contra a impunidade, contra o silêncio, contra a violência”, enfatizou a coordenadora do Conselho Tutelar, Patricia da Silveira. Ela ainda relatou que tiveram uma ótima aceitação da comunidade. “Ficamos com a certeza de que a mobilização terá um ótimo resultado, fazendo com que a população utilize as ferramentas para denunciar, principalmente o disque 100”, destacou.

Denúncias – As conselheiras tutelares salientam que as denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar pelos números (51) 99711 3018 ou 3750 1259. A comunidade também pode entrar em contato através do celular de plantão, que funciona 24h sempre com uma conselheira de sobreaviso para atender a população em casos de urgências.

Outra forma de denunciar, suspeitas de abuso sexual contra crianças e adolescentes, ou qualquer outra forma de violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual, maus tratos, negligências ou abandono de incapaz, é através do DISQUE 100, que é gratuito e pode ser feito sem a pessoa se identificar, sendo totalmente anônimo.