Conferência Municipal aborda sobre a saúde da mulher

Publicado 22/05/2017 16:08

O encontro teve como tema central os desafios para a integralidade com equidade respeitando suas adversidades étnicas, culturais, sociais e econômicas.

Na última sexta-feira, dia 19, a Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Vale do Sol realizou a 1ª Conferência da Saúde das Mulheres, que teve como tema central os desafios para a integralidade com equidade respeitando suas adversidades étnicas, culturais, sociais e econômicas. O evento, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, contou com a presença de cerca de 100 pessoas.

O encontro iniciou com a aprovação do regimento interno da Conferência, conduzido pela enfermeira da Vigilância em Saúde, Vera Melz. Ela elencou os objetivos da 1ª Conferência Municipal. Alguns deles são: propor diretrizes para a Política Estadual de Atenção Integral à saúde das Mulheres e para a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção de diretrizes, entre outros.

Em seguida, a enfermeira Karine Zenatti Ely palestrou sobre a saúde da mulher na atualidade. Em seguida, formaram-se três grupos para discussão dos principais eixos temáticos, que foram: políticas públicas para as mulheres e a participação social; vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres. Dentro de cada eixo foram discutidos os sub-eixos, sendo que, quatro propostas foram aprovadas na plenária final. Vera ressalta que as demandas municipais que foram elencadas nos grupos vão fazer parte do Plano Municipal de Saúde, válido de 2017 a 2021.

Durante o evento, também aconteceu a escolha dos delegados que vão participar da I Conferência Estadual, que será realizada nos dias 9,10 e 11 de junho.