Vendaval causa estragos em localidades de Vale do Sol

Publicado 19/05/2017 16:13
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito

O forte vendaval da madrugada desta sexta-feira, dia 19, causou estragos em diversos pontos de Vale do Sol. O prefeito, Maiquel Silva e o vice-prefeito, Normélio Reckers vistoriaram as localidades mais atingidas, como Linha Trombudo, Alto Trombudo, Alto Boa Vista e Formosa. Ao percorrer em alguns trechos encontraram propriedades destelhadas, lavouras de milhos danificadas e galhos, árvores e postes de luz caídos.

Em Alto Trombudo, a sede do Clube Boa Vontade ficou totalmente destruída. O vice-presidente do clube, Elpidio Morsch comentou que restaram apenas algumas paredes, o resto o vendaval destruiu. No ano passado foi realizada uma reforma no telhado, que também foi arrancado pela ventania. “A sede já existia há mais de 20 anos. Além do prejuízo, é uma parte da história do clube que se perde”, lamentou. Sandra Morsch, que é esposa do vice-presidente, conta que moram ao lado da sede do clube e escutaram alguns estouros na madrugada. “Não dormi a noite toda com o barulho do vendaval. É uma sensação de impotência”, relatou.

Já em Linha da Várzea, Formosa, o temporal atingiu a propriedade de Egon e Ursula Voesch. O vento derrubou o galpão onde fica o maquinário agrícola e ferramentas, que ficaram danificados. Ursula relata que o vendaval iniciou na madrugada por volta da 1h30 e diminuiu perto das 4h. “Era muito vento e barulho. Passamos a noite toda preocupados e com muito medo e pavor. Nunca passei por essa sensação antes”, relembrou Ursula.

Durante todo o dia, a equipe da Secretaria de Obras realizou serviços de recuperação dos locais danificados, como por exemplo, a remoção de entulhos, galhos e árvores, para desobstrução do trânsito. Segundo o prefeito municipal, hoje (19) a prioridade foi trabalhar nas localidades mais atingidas. “A administração pública está empenhada em recuperar as estradas e, também auxiliar os moradores no que for necessário com serviços de máquina em suas propriedades”, salienta.

O temporal também causou transtornos aos moradores com a falta de luz em algumas localidades, que até o momento ainda não foi normalizado pela RGE Sul. Em Linha Trombudo, a passagem para a região serrana está obstruída em virtude de dois postes de luz caídos na estrada geral. O recomendado é desviar pela estrada do Canto dos Italianos ou pela localidade de Linha Bernardino.