Encontro do grupo Pessoas com Deficiência é marcado por homenagens e reflexões

Publicado 18/05/2017 16:36
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Dia das Mães e aniversário do Pastor Carlos Wendland foram comemorados durante encontro.

Na última terça-feira, dia 16, o encontro mensal em Formosa do grupo Pessoas com Deficiência da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana foi marcado por homenagens e reflexões. O coordenador do grupo Pastor Carlos Wendland iniciou fazendo uma reflexão sobre o Dia das Mães e as dificuldades e felicidade de criar um filho. Ele comparou a vida com a arte de cozinhar e disse que criar filhos também é uma arte. “Criar e amar um filho não é uma receita comum. Cada criança é uma receita nobre e especial”, destacou. Em homenagem às mães, todos os presentes entoaram a música “Graças dou por minha mãe” e elas receberam uma lembrança.

A mensagem reflexiva abordada pelo pastor tocou as mães e também, a todos os presentes. Angela Rachor, de Formosa, foi uma delas. Ela é mãe da Helena, que é voluntária do projeto, e da Tamires que é integrante do grupo, pois sofre de deficiência múltipla. “As palavras do pastor emociona e nos faz refletir. Ele falou sobre valores que devem ser resgatados e praticados por nós mães e por toda a família”, destacou. A mãe ressaltou que para ela faz toda a diferença a participação no projeto. “Aqui temos amparo, orientação e afeto. Saímos daqui renovados e mais entusiasmados”, completou.

Em seguida, o grupo realizou uma homenagem surpresa ao pastor, que completou 53 anos no dia 15 de maio. Mensagens, fotos, abraços, bolo e o parabéns a você marcaram as comemorações. Carlos agradeceu o carinho de todos e comentou que se sente muito feliz em fazer parte deste grupo. “O projeto Pessoas com Deficiência é motivo de orgulho e realização. Esse é um trabalho para provar à sociedade que a inclusão é possível”, salientou.

Para finalizar o encontro foi realizado uma confraternização. O próximo encontro acontece no dia 20 de junho, quando ocorre a Festa Junina animada por Rui Rademann e Alcides Scherer.

Saiba mais - O grupo de pessoas com deficiência, familiares e amigos, se reúne desde agosto de 2003, sempre na terceira terça-feira do mês, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Formosa, em Vale do Sol. A iniciativa tem como objetivo o convívio, a troca de experiências, o apoio mútuo e o planejamento de ações. As atividades são coordenadas pelo obreiro da Paróquia de Ferraz, Pastor Carlos Wendland, pelo teólogo Jefferson Schmidt e pela pedagoga pós-graduada em psicopedagogia, Márcia Wendland. O grupo ainda conta com o auxílio de diversos voluntários e das Prefeituras de Vale do Sol e Vera Cruz. Atualmente, o projeto abrange pessoas dos dois Municípios com a participação de aproximadamente 150 pessoas.