Conselho Tutelar conscientiza sobre o combate ao abuso sexual à crianças e adolescentes

Publicado 16/05/2017 13:11
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde

Vale do Sol está realizando, de 15 a 19 de maio, a Campanha “Faça Bonito – proteja nossas crianças e adolescentes”, em alusão ao dia 18 de Maio que foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa é uma realização do Conselho Tutelar em parceria com a Prefeitura Municipal e Comdica.

Desde segunda-feira, dia 15, estão sendo realizadas visitas a todas escolas do Município, onde acontece um bate papo com os alunos e é entregue um folder da campanha. Nos dias 18 e 19 de maio a equipe do Conselho Tutelar realizará um pedágio de conscientização na rótula da Praça Municipal. Segundo a coordenadora do conselho, Patricia da Silveira o objetivo é conscientizar a população. “Todos precisam estar cientes da importância de caminharmos juntos contra a impunidade, contra o silêncio, contra a violência”, enfatiza.

A iniciativa tem o intuito de chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

18 de maio - A escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.

Denúncias – As conselheiras tutelares salientam que as denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar pelos números (51) 99711 3018 ou 3750 1259. A comunidade também pode entrar em contato através do celular de plantão, que funciona 24h sempre com uma conselheira de sobreaviso para atender a população em casos de urgências.

Outra forma de denunciar, suspeitas de abuso sexual contra crianças e adolescentes, ou qualquer outra forma de violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual, maus tratos, negligências ou abandono de incapaz, é através do DISQUE 100, que é gratuito e pode ser feito sem a pessoa se identificar, sendo totalmente anônimo.