Sábado ocorreu o Dia D da Campanha de Vacinação

Publicado 15/05/2017 16:07
Atualizado 16/05/2017 12:34

A corrida pela imunização em Vale do Sol está sendo grande. Para atingir a meta de imunização, o Município realizou no sábado (13) o Dia D, onde todas as unidades básicas de saúde ficaram abertas durante todo o dia para imunizar a população-alvo.

A mãe Sanira Schlemmer aproveitou o sábado para levar o filho Henrique Augusto Leopold, de 2 anos, para fazer a vacina na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Faxinal de Dentro. “É muito importante a vacinação ainda mais para as crianças”, comentou Sanira. Já a pequena Lara Luiza Leopoldo, de 3 anos, foi acompanhada do pai Adriano Leopoldo para se imunizar. “Trazemos a Lara todos os anos e até hoje ela nunca teve uma gripe forte, apenas resfriado”, enfatizou o pai. A moradora de Linha Emília, Fabiana de Oliveira, que sofre de asma, levou a filha Maria Antônia de Oliveira, de 5 anos, para vacinar e aproveitou para se imunizar também. “Como trabalho durante a semana, todos os anos viemos no Dia D, que cai no sábado. Muito bom os postos estarem abertos em um sábado, pois assim todos do grupo prioritário tem a oportunidade de se imunizar”, ressaltou.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe encerra no dia 26 de maio. Devem ainda receber a vacina crianças com 6 meses até 5 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, pacientes com doenças crônicas não transmissíveis, e outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A população a ser imunizada no município é estimada em 2.448 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social contabiliza 61,23% das crianças já imunizadas; trabalhadores da saúde, 82,01%; gestantes, 45%; puérperas, 100% e idosos, 78,70%. Com isso, Vale do Sol já vacinou 74,18% da meta prevista pela campanha, totalizando 1.816 doses aplicadas.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz. Conforme a Secretaria de Saúde do município, a principal forma de prevenção é a vacinação.

Maio Vermelho – Durante o Dia D, as equipes de saúde das ESFs de Faxinal de Dentro e de Alto Trombudo reforçaram sobre a Campanha Maio Vermelho, que é o mês de prevenção ao câncer bucal. Segundo a dentista da ESF de Faxinal de Dentro, Prisciane Picolini foram realizados exames da cavidade bucal para diagnóstico de possíveis lesões e orientações de auto exame “Se encontrada alguma anormalidade encaminhamos para tratamento”, informa a dentista. Além disso, também está sendo realizadas atividades especiais esse mês, visando à prevenção do câncer bucal.