Levantamento aponta que Vale do Sol não possui foco do Aedes aegypti

Publicado 12/05/2017 15:57

O resultado do levantamento de índice amostral (LIA) para identificar mosquito da dengue (Aedes aegypti) apontou que Vale do Sol não possui foco do mosquito. Entretanto, a agente de combate a endemias, Sandra Hein ressalta que foram encontradas muitas larvas do mosquito Aedes albopictus (muito semelhante ao aegypti), que também pode transmitir diversas doenças inclusive a dengue e febre amarela.

Portanto, a agente solicita à população que continue em alerta. “Apesar de não ter sido encontrado nenhum foco do mosquito da dengue no município, não estamos livres de termos, pois vários municípios da região já tiveram focos encontrados, como por exemplo Santa Cruz do Sul. A prevenção é a melhor alternativa”, enfatiza.

Coletas - Dos dias 30 de março a 8 de abril deste ano foi realizado o levantamento para identificar possíveis criadouros do mosquito. As visitas ocorreram no centro, o qual possui 972 imóveis (incluindo os terrenos baldios) divididos em 44 quarteirões, sendo que destes imóveis no mínimo 33% deveriam ser vistoriados. O total de vistorias programadas era de 324 imóveis e no total foram realizadas 356, uma média de 44,5 imóveis vistoriados por cada dia trabalhado.

As visitas foram realizadas por uma equipe da Vigilância em Saúde, fiscal, enfermeira e agente de combate as endemias, e contou também com a ajuda das agentes de saúde do centro e de dois funcionários da 13ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). As amostras de larvas coletadas foram encaminhadas ao laboratório da 13ª CRS, onde foram analisadas.