Integração e diversão marcam encontro do grupo Projeto Pessoas com Deficiência

Publicado 20/04/2017 10:46
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

A noite do dia 18 de abril foi de integração, inclusão e diversão no Encontro do Projeto Pessoas com Deficiência, em Formosa. Em alusão a Páscoa, a voluntária vale-solense e estudante de Jornalismo da Unisc, Priscila Oliveira promoveu uma mini gincana entre os participantes, familiares e amigos. Mais de 100 pessoas estiveram presentes.

Na ocasião, foram realizadas diversas brincadeiras, entre elas, coelho sai da toca, telefone sem fio, dança com balão, demonstração de talentos artísticos, entre outras. Como a intenção das brincadeiras foi promover a inclusão, valorização e integração, a mini gincana não teve nenhuma equipe campeã. Todos os participantes receberam uma medalha simbólica e um pirulito como premiação. Durante a noite ainda teve diversas outras atrações. A mais esperada foi a visita de dois coelhos da páscoa, que entregaram uma caixa de bombom e uma lembrança a cada participante do grupo. O integrante de Ferraz, Eudes João Martin, de 37 anos, disse que adorou todas as atividades, principalmente quando se apresentou tocando bateria. Hugo Martin, que é pai do integrante, disse que participa do grupo há 14 anos e faltou em apenas um encontro. “É muito bom estar aqui. Eu e meu filho adoramos, ainda mais quando tem essas atividades diferentes. Traz motivação, alegria e muitas amizades”, comentou Hugo. Para encerrar o encontro, foi realizada uma confraternização com animação da dupla Rui Rademann e Alcides Scherer.

Projeto Experimental - A atividade do dia 18 integra o Projeto Experimental (disciplina obrigatória pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo), que a Priscila está desenvolvendo com o grupo. Além de promover ações, a estudante está auxiliando na divulgação do Projeto Pessoas com Deficiência. Uma página no facebook foi criada para divulgar as atividades, encontros e ações do projeto. “Essa também é uma forma de valorizar essas pessoas tão especiais e promover a inclusão”, salientou Priscila. A página pode ser acessada através do link: https://www.facebook.com/projetopessoascomdeficiencia/.

Saiba mais - O grupo de pessoas com deficiência, familiares e amigos, se reúne desde agosto de 2003, sempre na terceira terça-feira do mês, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Formosa, em Vale do Sol. A iniciativa tem como objetivo o convívio, a troca de experiências, o apoio mútuo e o planejamento de ações. As atividades são coordenadas pelo obreiro da Paróquia de Ferraz, Pastor Carlos Wendland, pelo teólogo Jefferson Schmidt e pela pedagoga pós-graduada em psicopedagogia, Márcia Wendland. O grupo ainda conta com o auxílio de diversos voluntários e das Prefeituras de Vale do Sol e Vera Cruz. Atualmente, o projeto abrange pessoas dos dois Municípios com a participação de aproximadamente 150 pessoas.