Vale do Sol inicia campanha de vacinação contra a gripe

Publicado 07/04/2017 15:58
Atualizado 07/04/2017 16:52

Do dia 10 ao dia 13 de abril, os trabalhadores da saúde serão o público alvo a serem vacinados.

A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira, dia 10, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) da zona urbana e rural de Vale do Sol.

Do dia 10 ao dia 13 de abril, os trabalhadores da saúde serão o público alvo a serem vacinados, como por exemplo: médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas, fisioterapeutas, farmacêuticos/atendentes de farmácia, entre outros da área. A partir do dia 17 de abril até o dia 26 de maio receberão a vacina crianças com 6 meses até 5 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz. Conforme a Secretaria de Saúde do município, a principal forma de prevenção é a vacinação.

A Secretária Municipal de Saúde, Beatriz Krainovic salienta que os grupos definidos como prioritários são aqueles considerados vulneráveis por apresentarem maior risco de desenvolverem quadros graves da doença e óbito após infecção pelo vírus da Influenza. “Nossa orientação é para que a população faça a sua parte, tomando medidas de prevenção, como lavar as mãos com frequência e manter os ambientes ventilados, isto em qualquer situação da gripe”, reforça s secretária.

Dia D - Para atingir a meta de imunização, o município vai realizar no sábado, dia 13 de maio, o Dia D da Mobilização Nacional, em que todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação. Nos ESFs Raios de Sol e Verdes Vales (Centro), Faxinal de Dentro e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) o atendimento será realizado das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. No Posto de Boa Esperança e Fontoura Gonçalves a vacinação acontece das 9h às 15h, também sem fechar ao meio dia.