Reiniciam atividades do Projeto Pessoas com Deficiência de Formosa

Publicado 22/03/2017 17:43
Atualizado 22/03/2017 17:44
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Na noite do dia 21 de março ocorreu, em Formosa, o primeiro encontro oficial deste ano dos participantes do Projeto Pessoas com Deficiência da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana, que conta com o apoio e incentivo da Prefeitura Municipal de Vale do Sol.

No primeiro momento, foi realizada uma reflexão pelo coordenador do projeto, Pastor Carlos Wendland. Ele abordou sobre o período da Quaresma e comentou sobre iniciativas comunitárias para essa época, como abdicar do consumismo e dedicar recursos, dons e tempo para causas da comunidade e projetos coletivos de vida.

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, os cinco participantes com down que estavam presentes receberam uma homenagem. Uma delas, Letícia Prestes de 17 anos, comentou que adora participar dos encontros. “Fico contando os dias para vir”, relata. Ela diz que gosta muito de escutar as reflexões do pastor. A mão da jovem, Marli Prestes, complementa que às vezes elas chegam no encontro cansadas e tristes mas, saem renovadas e mais alegres. “A cada encontro tem coisas diferentes e muito legais. É muito bom, é uma terapia”, desataca Marli. Mãe e filha residem em Linha Bastian e participam do projeto há oito anos.

Além disso, os inscritos que fazem aniversário em janeiro, fevereiro e março foram presenteados com uma lembrança. Para finalizar o encontro foi realizada uma confraternização com todos que estavam presentes.

Projeto - O grupo de Pessoas com Deficiência, familiares e amigos se reúnem desde agosto de 2003, sempre na terceira terça-feira do mês, às 20h, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Formosa, em Vale do Sol. O projeto, que conta com aproximadamente 150 participantes, tem como objetivo o convívio, a troca de experiências, o apoio mútuo, o planejamento de atividades e ações. A Paróquia tem como meta apoiar as pessoas com alguma deficiência, seus familiares, amigos, as escolas e professores, procurando promover a maior inclusão social possível.

Toda a liderança que trabalha no projeto é formada por voluntários, que não recebem nenhuma remuneração, unicamente são ressarcidas despesas de passagem, hospedagem, alimentação e material, caso necessário. O projeto é coordenado pelo obreiro da Paróquia de Ferraz, Pastor Carlos Wendland, pelo teólogo Jefferson Schmidt e pela professora, graduada em Pedagogia e pós graduada em psicopedagogia, Márcia Wendland.