Videiras do Vale inicia colheita de uva

Publicado 13/03/2017 16:04
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

O prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, e o vice-prefeito, Normélio Reckers estiveram na última sexta-feira, dia 10, participando da abertura da colheita de uva das Videiras do Vale, dos proprietários Valdomiro e Sara Persch.

Cientes da importância da valorização da produção e diversificação rural, o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, e o vice-prefeito, Normélio Reckers, estiveram na última sexta-feira, dia 10, participando da abertura da colheita de uva das Videiras do Vale, dos proprietários Valdomiro e Sara Persch. O prefeito comentou que é gratificante para o Poder Público contar com um empreendimento rural como esse no Município e poder participar deste grande dia. "É muito importante incentivarmos e valorizarmos a diversificação rural", ressaltou Silva.

A safra está sendo comercializada in natura para mercados e na própria propriedade, pelo sistema colha e pague, ou seja, as pessoas vão até o local fazem a colheita dos cachos e pagam por peso. A estimativa é de que a safra renda cerca de 40 mil quilos, quantia igual à da primeira colheita. “Neste ano, a meta era atingir mais de 80 toneladas e chegar a 120 a 150 toneladas, mas devido a geadas tardias a fase de brotação dos cachos foi prejudicada”, lamentou o proprietário.

O projeto “Videiras do Vale - Alma Serrana” ganhou, em 2013, as primeiras mudas do parreiral que hoje abrange mais de quatro hectares na Região Serrana do Município, em Linha Herval de Baixo, localidade que também é margeada pelos limites do município de Herveiras. São 8 mil parreiras, divididas em 3 quadras.