51.3750.1122

Secretarias de Saúde e Agricultura intensificam combate ao mosquito borrachudo


Publicado 23/01/2017 15:49
Atualizado 23/01/2017 16:12
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação - Priscila Oliveira

O produto é fornecido sem custo ao produtor e a entrega está sendo realizada pelos agentes comunitários de saúde para cada proprietário fazer a aplicação.


Região Serrana, Linha Bernardino, Rio Pardense e Formosa estão recebendo o larvicida biológico Bacillum Thuringiensis Israelense (BTI), para combater o mosquito borrachudo. O produto é fornecido sem custo ao produtor e a entrega está sendo realizada pelos agentes comunitários de saúde para cada proprietário fazer a aplicação. 

Atualmente são aproximadamente 300 propriedades que fazem uso do larvicida em diferentes pontos. O BTI atinge apenas as larvas do mosquito, sem causar danos ao ambiente natural e demais animais.

Conforme a agente de endemias, Caroline Sievers, o produto deve ser aplicado três vezes nos cursos d’água com intervalo de aproximadamente 15 dias. Ela explica que o produtor ao aplicar deve agitar bem o larvicida, adicionar a dose no regador, enchê-lo com água do próprio local, mexer bem até homogeneizar e aplicar por toda a extensão do rio vertendo o conteúdo do regador por um minuto no mínimo. “Lembrando que o regador precisa estar com o chuveirinho”, salienta. Caroline também ressalta que o BTI deve ser aplicado antes de corredeiras e quedas d'água. A distância entre as aplicações dependerá da vazão do rio ou córrego.

O secretário de Agricultura, Normélio Reckers, alerta a população que é importante cada um fazer a sua parte aplicando o produto de maneira correta. “Da mesmo modo que é importante a aplicação do BTI, a recuperação e preservação das margens, cuidados com o lixo e dejetos de animais previnem a infestação”, salienta. A agente de endemias complementa que também é importante evitar o desmatamento, replantar trechos destruídos e só utilizar agrotóxicos com orientação técnica e evitar contaminação de riachos.