Vale do Sol define prioridades da Consulta Popular

Publicado 01/07/2016 00:00
Atualizado 06/07/2016 11:31
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Município prioriza agricultura por meio de voto popular. Votos podem ser realizados presencialmente, por sms ou on-line

A votação da Consulta Popular deste ano, que ocorre entre os dias 5, 6 e 7 de julho tem um grande desafio. Desta vez, os votos deverão ser efetuados apenas através de algum meio eletrônico, seja pela internet ou aplicativo de celular ou presencialmente nos espaços para votação online. Além do recurso, no valor de R$ 1.862.126,71, ser 20% menor em relação a 2015, para assegurar a participação no rateio do processo, o município precisa fazer um percentual mínimo de participação de eleitores no processo para, depois, alcançar um percentual em relação aos quatro programas mais votados, que serão os eleitos.

Das dez prioridades listadas pela região na Assembleia Regional Ampliada, realizada no dia 17 de junho, na Unisc, em Santa Cruz do Sul, nove são voltadas para o desenvolvimento da agricultura e uma para o turismo. Vale do Sol, por exemplo, trabalha para que os eleitores votem nas prioridades 1 (produção leiteira e pecuária familiar) ou 2 (fortalecimento de agroindústria e produção de alimentos da agricultura familiar). Conforme a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Denir Henrique, as prioridades listadas incentiva projetos que impulsionam e fortalecem a agricultura familiar. Denir salienta ainda que qualquer pessoa com título de eleitor poderá participar da votação e reforça a importância da participação da comunidade na escolha dos principais projetos.

Graças à participação ativa da população vale-solense nas edições anteriores, a agricultura familiar foi contemplada com inúmeros recursos que vêm ao encontro dos objetivos do município: diversificar a produção no meio rural. Embora não seja obrigatório votar, é fundamental a participação da comunidade para que Vale do Sol tenha acesso ao recurso do Governo do Estado. Como neste ano o processo se dará por meio eletrônico, haverá espaços para votação online em diversos locais na cidade, como no Centro Administrativo; Câmara de Vereadores; nas Escolas Estaduais Guilherme Fischer e Afonso Martin Rohlfes e nas Escolas Municipais Felipe dos Santos, Willibaldo Michel e São João Batista e nos ESFs de Faxinal de Dentro, Anita Garibaldi e Centro.

Como votar

Em todas as opções a seguir é obrigatório informar o título de eleitor. Cada pessoa terá direito a votar uma única vez e apenas em um programa. Veja como colaborar com o seu voto:

On-line nos dias 5, 6 e 7 de julho, através do site www.consultapopular.rs.gov.br.

Off-line (aplicativo) nos dias 5 e 6 de julho. Essa é uma alternativa para captar votos sem o uso da internet. O aplicativo estará disponível para aparelhos celulares com sistema Android ou IOS. Além disso, o aplicativo poderá ser baixado em tablete e notebook. Exige lista de presença.

SMS/Torpedo nos dias 5, 6 e 7 de julho. Voto através de aparelho de celular mandando mensagem para o número 28908 com os seguintes dados:

- a palavra chave: rsvoto (pode ser MAIÚSCULO ou minúsculo)
- o número do título de eleitor
- o número do programa escolhido
- e entre uma informação e outra, usar o separador #
O mesmo aparelho de celular pode servir para captar vários votos, substituindo uma urna móvel, neste caso é necessário o acompanhamento de uma lista de presenças, no mesmo modelo do aplicativo, identificando o cidadão com nome, título e assinatura. A opção de voto nessa modalidade pode ser feita de qualquer tipo de aparelho, pois não há necessidade de configuração mínima. Não haverá cobrança pelo envio do SMS/torpedo, sendo essa despesa paga pelo pacote do Governo com as operadoras.

Caroline Moreira
Eleitores podem efetuar o voto através da internet ou aplicativo de celular