Piscicultura é tema de dia de campo em Vale do Sol

Publicado 01/07/2016 00:00
Atualizado 01/07/2016 14:03
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Participantes aproveitaram as atividades para aperfeiçoar a produção

Com objetivo de incentivar a cadeia produtiva da piscicultura, a Emater/RS-Ascar de Vale do Sol realizou no último dia 24 de junho, um Dia de Campo na propriedade do agricultor Armindo Kumm em Vale do Sol. A atividade faz parte do plano de ação da Chamada Pública da Sustentabilidade com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A atividade abordou os temas da construção de viveiros, qualidade da água, soltura de alevinos, sanidade e licenciamento ambiental. Segundo o escritório municipal da Emater, o objetivo da capacitação é incentivar os agricultores para o cultivo e manejo adequado, para posteriormente terem acesso a alimentos mais nutritivos, além de ser uma alternativa de criação, contribuindo para a diversificação de atividades no meio rural e ampliação da receita familiar a partir da venda de excedente.

O sistema adotado na criação de peixes é o policultivo de carpas em viveiros escavados, onde é utilizado quatro espécies de carpas em uma mesma área: prateada, capim, cabeça-grande e húngara, pois, cada espécie tem um hábito alimentar diferente, o que possibilita a utilização integral do viveiro. Os agricultores puderam apreciar e conhecer a Agroindústria de Peixes Kumm e como a família realiza o processamento do pescado. Ainda durante a oficina, foi preparada uma receita de bolinho de peixe que a agricultora Erecilda Kumm elabora para a comercialização na agroindústria.

Para impulsionar esta atividade, o Executivo Municipal e a Emater/RS-Ascar executam um Programa de Uso Múltiplo das Águas, onde tem um convênio com o Ministério da Pesca que cede para o município uma escavadeira para a construção de viveiros para piscicultura. Com isso, a Emater elabora o projeto da construção e o licenciamento ambiental de forma gratuita para os interessados em todo o município, tanto na região baixa como na região serrana.

Na alimentação a carne do peixe representa uma fonte alternativa de diversos componentes de alto valor nutritivo e sua relação econômica está associada à melhora na qualidade de vida dos agricultores e no estimulo da comunidade a cultivar e comercializar peixes, tendo como consequência o crescimento da economia local e o desenvolvimento deste segmento no município. Para o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Walmor Diehl cada vez mais a atividade está inserida como alternativa de renda nas propriedades. "Queremos fortalecer a agricultura familiar e trabalhar a piscicultura, como fonte de renda e alimentação", explica.

Emater/RS-Ascar