Senar capacita agricultoras com curso gastronômico

Publicado 23/06/2016 16:21
Atualizado 24/06/2016 16:05
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo
Caroline Moreira

Curso gratuito de tortas e docinhos visa agregar renda às agricultoras vale-solenses

Preparar a massa do bolo, rechear as tortas, fazer as coberturas. Foi assim que começou o dia de onze mulheres agricultoras nesta terça-feira, dia 21, literalmente com a mão na massa. Em uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Vale do Sol, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Cruz do Sul, ocorreu entre os dias 21 e 22 de junho o curso de “Tortas e Docinhos Caseiros”. O curso teve como objetivo capacitar e incentivar a comunidade rural para o setor de gastronomia, gerando renda e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da área rural.

Durante o curso, as participantes aprenderam a elaborar diversos tipos de tortas e bolos doces, cupcakes e docinhos caseiros; bem como técnicas de higiene, segurança e saúde no trabalho, meio ambiente, processamento artesanal de bolos, massas, recheios, docinhos e armazenagem dos produtos e participaram da confecção, desde unir os ingredientes para formação da massa até a decoração dos doces. As aulas, ministradas pela instrutora do Senar, Denize Cardoso Vogg, tiveram a carga horária de 16 horas. A capacitação foi realizada no Centro Comunitário de Alto Castelhano, na região serrana do município.

O curso objetiva desenvolver e proporcionar aos participantes, habilidades no preparo e decoração de tortas, bolos e doces, bem como desenvolver a criatividade para a confecção de novos tipos de massas e recheios. De acordo com o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sérgio Luiz Reis, o órgão tem feito um trabalho de parceria com o Executivo Municipal, apoiando e incentivando ações que visam a promoção social da comunidade rural. "É extremamente importante ofertar para as famílias que residem no campo, cursos que contribuem para a capacitação profissional e geração de renda”, salienta Reis.

Um dos destaques entre a mesa farta de iguarias, degustadas no encerramento do curso, estava o bombom de morango. A fruta bastante saborosa veio direto da propriedade da família Parnow, também da localidade de Alto Castelhano. A agricultora e servente Jaqueline Parnow de 34 anos participou do curso. Sua meta, em um primeiro momento, é produzir para a família e amigos, mas no futuro existe a possibilidade de comercializar a sua produção, já que há muitas frutas em sua propriedade. Enquanto Jaqueline estava com a mão na massa, o marido Alexandre Parnow e o sogro José Parnow estavam com a mão na terra. Ambos estão trabalhando na construção de uma nova estufa de cultivo de morango em sistema protegido no substrato. A implantação visa alavancar a produção in natura e a escala de comercialização em mercado e agroindústrias locais. A família conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Emater/RS-Ascar.

O Prefeito Municipal, Clécio Halmenschlager esteve no encerramento do curso e, juntamente com as alunas, degustou os pratos preparados. Estiveram presentes, o Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Walmor Diehl, o tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sérgio Luiz Reis e a extensinonista social do escritório municipal da Emater, Dalva Haas que também participou do curso. Segundo Walmor Diehl os cursos oportunizam para que homens e mulheres do meio rural ampliem seus conhecimentos para impulsionar na produtividade e melhorar a qualidade de vida no campo. Halmenschlager parabenizou a iniciativa das mulheres em integrarem no curso e destacou a importância da realização de cursos em benefício aos agricultores. “As famílias rurais colaboram com o desenvolvimento da agricultura do nosso município e estes cursos contribuem para o desenvolvimento de suas propriedades, oferecendo novas oportunidades de geração de renda”, reforça o Chefe do Poder Executivo.

Doces foram degustados na tarde desta quarta-feira, dia 22